O Início
Meu nome é Euclides Soares de Jesus, sou técnico em Radiologia Médica e trabalho na área há 19 anos.
Em 2001, passando pelo centro da minha cidade, vi colado num poste um cartaz de uma escola que estava com uma promoção para o curso de auxiliar em Radiologia, confesso que aquilo me chamou a atenção, então resolvi fazer aquele curso, mesmo sem saber muito bem o que era aquilo.
No começo, foi muito difícil porque , para mim, tudo era novo, mas eu via como mais um desafio a ser vencido.
Não tive apoio de ninguém e as pessoas falavam que eu estava perdendo tempo fazendo aquele curso porque não iria achar emprego na área.
Reconheço que nessa época tudo foi muito difícil e com a falta de incentivo, pensei em desistir, porque tudo era contrário para mim, mas não desisti e comecei a fazer o curso.
No Curso
Durante o curso, dentro de mim, os sentimentos se alternavam, hora otimismo e ânimo, hora pessimismo e desânimo, mas eu gostava de estar ali, eu sabia que aquilo era o que eu queria e nunca perdia de vista o meu objetivo.
Quando terminaram as aulas teóricas, fui atrás de estágio, pois a minha escola não fornecia o treinamento prático, então, procurei o pronto socorro da minha cidade, que era bem pequeno, mas ótimo para a minha iniciação, a princípio estudantil, mas que poderia ser também um ingresso na área da radiologia.
Por providência divina, quando cheguei ao setor de raio x do pronto socorro, fui atendido justamente pelo dono da empresa que terceirizava o serviço de radiologia na cidade, então, pedi a oportunidade para estagiar no setor, depois de pensar por alguns instantes, o rapaz me perguntou qual dia eu poderia vir para fazer o estágio.
Sem dar a ele tempo para pensar mais um pouco eu optei em fazer aos sábados, porque eu trabalhava de segunda a sexta numa oficina de funilaria e pintura de autos, então o rapaz permitiu que eu fizesse as minhas 100 horas de estágio como auxiliar em radiologia aos sábados.
No Estágio
Enfim chegou o sábado esperado, cheguei logo de manhã no setor de radiologia e logo comecei o meu estágio.
Graças a Deus esse foi um tempo bom na minha vida, cansativo, mas foi de muito aprendizado, fiz grandes amizades e procurei aproveitar ao máximo o momento e via também, nos técnicos, um grande carinho por mim.
Nesse período procurei me doar ao máximo, não só para o meu estudo mas também para o setor, fazendo com que o ritmo dos trabalhos ficasse melhor, eu queria mostrar também o quanto o meu trabalho era útil para o setor me dedicando a cada dia, até completarem as 100 horas de estágio.
O Ingresso na Radiologia
Curso concluído, estágio concluído, mas o emprego na radiologia ainda eu não tinha, então, eu voltei para o meu serviço na oficina de funilaria e pintura de autos.
Meses depois, no meu trabalho, fui surpreendido com a visita do, agora amigo, Edson, dono da empresa de radiologia onde eu fiz o estágio, me propondo trabalho no pronto socorro, aquela proposta pra mim foi fantástica, mas eu não sabia o quanto seria desafiadora pois o meu salário seria 3 vezes menor do que eu ganhava na oficina.
Aquilo, momentaneamente me desanimou um pouco, mas mesmo assim eu aceitei, mesmo tendo um filho pequeno e pagando aluguel.
Comecei a trabalhar no pronto socorro e, como no estágio, com muita dedicação, pois aquela dedicação, foi o meu currículo, foi ali que decidiram me contratar.
Assim começou a minha trajetória na radiologia, trabalhando durante dois anos naquela empresa como auxiliar em radiologia.
Depois de dois anos a empresa onde eu trabalhava parou de prestar o serviço de radiologia na minha cidade e consequentemente fechou e eu fiquei desempregado.
Outra empresa de radiologia entrou e depois de uma semana fui chamado para trabalhar nessa nova empresa porque a demanda era muito grande e para os técnicos fazerem tudo sozinhos ficaria muito corrido o plantão, esse período que eu fiquei desempregado foi de uma semana.
Depois de 4 anos trabalhando como auxiliar em radiologia na atual empresa, comecei a fazer o curso técnico em radiologia.
Depois que eu conclui o curso técnico em radiologia, continuei trabalhando na mesma empresa.
Hoje trabalho em outra empresa, ainda na minha cidade, com técnico em radiologia onde sou supervisor das técnicas radiológicas e sou técnico em radiologia também numa cidade vizinha, vaga que conquistei através de concurso público ficando em segundo lugar no mesmo.
Com tudo isso, hoje eu agradeço a Deus por ter adquirido 19 anos de experiência na radiologia.
No dia 17/01/1974, justamente no dia do meu aniversário, estando de plantão, atendi um paciente, que inesperadamente, me fez uma oferta de emprego.
O paciente, Sr. Alípio, era proprietário de uma escola profissionalizante na minha cidade, então ele me propôs, dar aulas para auxiliar em radiologia em sua escola, então combinamos de conversar.
O dono da escola não conhecia a área da radiologia e me pediu para explicar mais sobre a profissão, prontamente fui claro, explicando que a profissão de auxiliar de radiologia não era muito praticada mais, devido ao avanço tecnológico na radiologia e não necessitar mais de revelações, mas a proposta do curso seria, preparar essas pessoas para o curso técnico.
Então iniciamos o curso, fiz questão de contar a minha história no primeiro dia de aula porque em cada pessoa eu via a minha história acontecendo novamente.
Radiologia Profissional
Refletindo sobre tudo o que eu vivi na radiologia e vendo o entusiasmo daqueles alunos, despertou em mim o desejo de criar o projeto Radiologia Profissional.
Radiologia Profissional, visa mostrar verdadeiramente o que é a radiologia, procurando dar incentivo ao estudo da profissão.
No projeto Radiologia Profissional, além desse site, temos um canal no Youtube, uma página no Facebook e uma página no Instagram, euclidessj_radiologia.
Em todas essas redes sociais, as pessoas encontram dicas, conteúdos técnicos e incentivo para o estudo da Radiologia.
No inicio, contei a minha história para que sirva de incentivo à todas as pessoas que se sentem incapazes de estudar e ser feliz em uma profissão e que possuem muitas barreiras para dar um passo à frente.
O objetivo do projeto Radiologia Profissional é fazer com que as pessoas realizem os seus sonhos e consigam alcançar os seus objetivos, assim como eu consegui.